Objetivos

  • Exemplificar as aplicações da educação financeira, para deixar claro que vai alem do dinheiro.
  • Evidenciar que dinheiro é o meio para alcançar algo e o porquê da necessidade de aprender sobre o tema.
  • Explicar de onde vem o dinheiro que entra em casa.

Conceitos trabalhados

  • Educação Financeira
  • Dinheiro

Faixa etária

Crianças de 4 a 10 anos, podendo ser adaptado para adolescentes.

Argumentação

  • Conversar com as crianças e falar sobre o que aprenderão na aula de educação financeira,
  • Exemplificar as utilizações do dinheiro e a importância de estudar educação financeira,
  • Deixar claro que o dinheiro é o meio para se alcançar algo.

Dinâmica

  1. Organizar as crianças em um círculo,
  2. Utilizar um rolo de lã ou de barbante,
  3. Cada criança que receber o rolo deve falar o seu nome e de onde acredita vim o dinheiro que entra em sua casa,
  4. Ao passar para o colega segura um pedaço da linha.

Alunos da escola Pequeno Picasso – Penha/SC

Estimular durante as respostas comentários dos colegas complementando, instigando a imaginação e conceituando de forma a conduzir para o entendimento.

Após passar por todos, com cada aluno segurando um pedaço da linha, questioná-los sobre o que formou-se, mediando para a resposta de uma teia, sendo o ponto central para explicar a importância de aprender a educação financeira, ressaltando que é assim a relação de muitos adultos com as finanças, tão confusa que se remete a uma teia.

Para finalizar:

Enrolar o rolo um por vez, respeitando a ordem que foi recebida do último até o primeiro, com o intuito de o rolo voltar para o estado inicial, enrolado e sem nós, destacar que este é o propósito da educação financeira, para que aprendam desde cedo a lidar com o dinheiro para no futuro não se sentirem numa teia.

Ponto crítico

Dependendo da idade e maturidade, algumas crianças podem dar respostas interessantes, como a que o dinheiro vem da árvore ou que vem da casa da moeda.

Ambas em outro contexto estão corretas, pois o dinheiro é feito do papel que é produzido a partir das árvores na casa da moeda.

Neste caso, explicar que realmente o dinheiro é feito de árvores e produzido na cada da moeda, mas o que gostaríamos de saber é sobre o dinheiro que entra em sua casa, que paga a comida, escola, médico, etc.

Material necessário

  • Rolo de lã ou barbante
  • Espaço para fazerem o círculo com cadeiras ou no chão

 

Deixe seu comentário ou  clique aqui para mais informações.

Parceiro: Pequeno Picasso Espaço de Arte